TRAQUEÍDES, SÃO UM TIPO DE CÉLULA DO XILEMA, SÃO ALONGADAS, MORTAS, COM PAREDES REFORÇADAS COM LIGNINA, SÃO LIGADAS DE FORMA CONTINUA, FORMANDO CORDÕES, A COMUNICAÇÃO ENTRE AS CÉLULAS É FEITA POR POROS, DENOMINADOS PONTUAÇÕES.
AS DUAS FOTOS, EM FUNDOS DIFERENTES, ILUSTRAM O MODELO DE VASOS CONDUTORES, COMO SEMPRE GOSTO DE FRISAR, UMA EXPLICAÇÃO EXPOSITIVA COM UM DESENHO PLANO NO LIVRO OU QUADRO NEGRO, NA MAIORIA DAS VEZES, NÃO VAI CONSEGUIR MOSTRAR A TRIDIMENSIONALIDADE DE UM OBJETO.
PENSANDO NISTO, ELABOREI ESTES VASOS CONDUTORES, QUE CONFORME A VONTADE DO PROFESSOR , PODE SER AMPLIADO DIAMETRALMENTE, E VERTICALMENTE, OU SEJA, NO MODELO QUE CONSTRUI, UTILIZEI APENAS TRÊS GARRAFAS DIAMETRALMENTE, E TRÊS GARRAFAS VERTICALMENTE, SEIS GARRAFAS AO TODO. NADA IMPEDE, QUE ESTE NÚMERO SEJA AUMENTADO, TANTO NO DIAMETRO COMO NA ALTURA. POR EXEMPLO, POSSO USAR DEZ GARRAFAS NA PRIMEIRA FILEIRA(BASE), 10 NA SEGUNDA FILEIRA, E PODERÁ AMPLIAR, AUMENTAR VERTICALMENTE O NÚMERO DE FILEIRAS , O QUANTO DESEJAR, SETE, DEZ FILEIRAS, COM DEZ GARRAFAS CADA UMA.
OU PODEMOS VARIAR, DEZ NA PRIMEIRA, NA SEGUNDA, NA TERCEIRA, NA QUARTA, E DEPOIS NA QUINTA FILEIRA, DESCRESCER O NUMERO DE GARRAFAS, OITO NA SEXTA FILEIRA, SEIS NA NONA FILEIRA, TRÊS NA DÉCIMA FILEIRA. QUANTO MAIS GARRAFAS DIAMETRALMENTE, E VERTICALMENTE FOREM COLOCADAS, MAIOR SERÁ O EFEITO, DA IDÉIA REAL DESTES CONDUTOS, QUE TRANSPORTAM ÁGUA E SAIS, NAS PAREDES DAS GARRAFAS, SE OBSERVAREM EXISTEM FUROS FEITOS COM UMA TESOURA DE PONTA FINA QUE FAZEM O PAPEL DOS POROS DE LIGAÇÃO, ENTRE UM VASO E OUTRO, OBSERVEM TAMBÉM QUE FORAM DEIXADOS OS FUNDOS DAS GARRAFAS, QUE FAZEM O PAPEL DOS TUBOS CRIVADOS.AS GARRAFAS SÃO PRESAS UMAS AS OUTRAS POR PEDAÇOS DE ARRAME DOBRADOS, COM UMA CANETA DE MARCAÇÃO PERMAMENTE, DESENHAMOS DEPOIS DAS GARRAFAS MONTADAS, OS REFORÇOS DE LIGNINA A LINHA EM AZUL NO MODELO, QUE MANTEM A ESTRUTURA DOS VASOS RIGIDA(NOS VASOS REAIS), A COR DA LINHA DO REFORÇO DE LIGNINA É OPCIONAL PODE SER QUALQUER COR.
UM MATERIAL SIMPLES, E QUE SE BEM EXPLORADO PELO PROFESSOR, PODE MOSTRAR COMO É O FUNCIONAMENTO , OS DESVIOS FEITOS PELO FLUXO LIQUIDO NO CASO, POR EXEMPLO DA FORMAÇÃO DO CALO, QUE INTERROMPE O FLUXO LIQUIDO, ISTO É CONTORNADO COM O CONSEQUENTE DESVIOS DO FLUXO LIQUIDO PARA OS VASOS LATERAIS, ENFIM UM MATERIAL ÓTIMO PARA QUEBRAR A MONOTONIA DA AULA SEMPRE EXPOSITIVA VERBAL ,EM RELAÇÃO A ESTE CONTEÚDO, CLARO ESTE MATERIAL PODE SER CONSTRUIDO JUNTO COM OS ALUNOS, QUE JÁ EM SUA ELABORAÇÃO IRÃO APRENDENDO, COMO OS VASOS CONDUTORES FUNCIONAM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário